Maria Aurora Gonçalves Pereira

Maria Aurora Gonçalves Pereira

Biografia

Afiliação: Investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E); Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC)

Habilitações académicas: Doutoramento em Ciências da Educação em 2006 na Universidade do Porto (UP)- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; mestrado em Ciências da Enfermagem em 1997 na UP- Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar; Especialidade Enfermagem Médico-cirúrgica em 1992 na Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto (atual ESEP) e o curso de Enfermagem em 1980 na Escola de Enfermagem de Viana do Castelo.

Experiência profissional: 1980/1988- Serviço de Cirurgia e Hospital de dia (IPO- PORTO) e Serviços Medicina e Cirurgia (HVC actual ULSAM); A partir de janeiro de 1989 docente da ESS/IPVC, atualmente com as seguintes atividades: Diretora da ESS-IPVC; membro do Conselho Técnico Cientifico do IPVC e da Comissão Técnico Científica da ESS. Foi coordenadora do Curso Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (MEMC); membro da Comissão de Curso do Mestrado em Cuidados Paliativos (MCP). Participa na regência/lecionação de unidades curriculares no Curso Licenciatura em Enfermagem, MEMC e Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa: Enfermagem Saúde do Adulto e Idoso I (cuidados de enfermagem à pessoa com doença oncológica); Investigação; comunicação e trabalho em equipa; sofrimento e luto e Transição e Processos adaptativos. É membro integrado da UICISA: E- Núcleo de investigação da ESS-IPVC.

Publicações científicas e projetos relevantes: Publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, 5 em revistas especializadas, 5 capítulos de livros e 2 livros.

Áreas de interesse: Nas suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em coautorias de trabalhos científicos, em áreas como: gestão da dor crónica; cuidados paliativos; comunicação; más notícias; processo de morte; pessoa em fim de vida; processos de transição; pessoa/família em situação crítica; documentação de cuidados de enfermagem.