Workshop Oxigenoterapia de Alto Fluxo e Ventilação Não-Invasiva

25 Out 2021
10:00 - 13:00
Sala 2

Workshop Oxigenoterapia de Alto Fluxo e Ventilação Não-Invasiva

A Oxigenoterapia de Alto Fluxo (OAF) é uma técnica que permite fornecer oxigénio aquecido e humidificado em fluxos superiores à oxigenoterapia convencional com uma fração inspirada de oxigénio controlada até 1,0 e fluxo máximo de 60L/min.

A OAF permite alcançar uma melhor oxigenação, reduz o espaço morto, gera pressão positiva expiratória final (PEEP) e proporciona maior conforto e tolerabilidade.

A Ventilação Não Invasiva (VNI) serve para melhorar as trocas gasosas, facilitando a respiração através de uma pressão que exerce na abertura das vias aéreas e ajudando nos movimentos de inspiração e expiração. Na maioria das vezes, a VNI é utilizada em conjunto com o tratamento com medicamentos e têm as vantagens de ser um método que oferece menos risco de infeção, não requer sedação e permite que a pessoa fale, coma e tussa durante o uso da máscara. A VNI define-se como um tipo de ventilação em que não existe entubação traqueal. A interface do ventilador com o doente ocorre através de máscara facial, nasal ou por capacete.

Planificação do Workshop – Oxigenoterapia de Alto Fluxo e Ventilação Não-Invasiva

 

Apoios: